Apontamentos

Nesta seção apresento comentários curtos sobre o noticiário e fatos relevantes.

O Ministério Foi Consultado, Mas…

O jornalista passa semanas preparando uma matéria e apenas no dia em que será publicada envia uma consulta ao ministério… com prazo “até o fechamento”, algumas horas à frente. Na matéria, afirma que “o ministério foi consultado, mas não respondeu…”. Toda hora acontece isso. A verdade é que quase sempre o ministério responde, mas não “no prazo”. Nem sempre dá tempo. Depois de “fechada” a edição (online…), o jornalista “lamenta”. Várias vezes, ainda se tenta negociar com o jornalista a gentileza de uma prorrogação, mas “fechamento” é coisa séria! O pedido precisa ser distribuído para todas as unidades que possam…

Leia e compartilhe

O Plano da Esquerda para Derrotar Bolsonaro

Enquanto estamos distraídos com a terceira via do Huck ou o auto-convite do Amoedo, a esquerda reposiciona mais ao centro dois líderes de partidos radicais, fazendo o centro gravitar para a esquerda e formando uma verdadeira frente ampla contra conservadores (Bolsonaro ou qualquer outro). Flávio Dino e Marcelo Freixo não deixam de ser comunista ou psolista (o que é a mesma coisa), mas apenas trazem o PSB para uma aliança carnal, provavelmente com pouco custo eleitoral para seus partidos de origem. Não houve mera troca de legenda, mas conquista de território. Não é preciso destacar que por trás de tudo…

Leia e compartilhe

Dilma Estava Certa: É Possível Estocar Vento!

Quando você pensa que já viu de tudo no mundo, dá de cara uma notícia como esta: “Artista italiano vende ‘escultura’ invisível por cerca de R$ 93 mil”. Segundo o artista, a tal escultura invisível “vai concentrar uma certa quantidade e densidade de pensamentos num ponto preciso”, desde que o comprador observe as instruções de uso da peça, que “deve estar localizada em um espaço livre de obstruções, cerca de 150 cm x 150 cm”. A obra vem com certificado de garantia, impresso em papel de verdade e assinado pelo autor. O italiano, que atende pelo nome de Salvatore Garau,…

Leia e compartilhe

Butantan diz que não vai, mas entrega; Fiocruz diz que vai, mas não.

O Instituto Butantan quase todo dia ameaça não entregar esse ou aquele lote de vacinas contra a covid, mas entrega. Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sempre diz que vai entregar essa ou aquela quantidade, mas não entrega. Notícias sobre o Butantan têm aparecido na grande mídia com muito maior frequência do que aquelas sobre a Fiocruz. Será que há mais repórteres em São Paulo que no Rio de Janeiro? Será política? O que será?

Leia e compartilhe

Publicada a Quarta Edição da Newsletter Fuga para a Realidade

Chegou à quarta edição a newsletter Fuga para a Realidade, em que publico artigos selecionados e análise de fatos relevantes. Nesta edição, mostro como se cria fake news a partir de dados verdadeiros, interpretação distorcida e inferências falsas; comento a recente decisão do STF de declarar Sergio Moro suspeito no caso do triplex do Lula; argumento que Brasília é prova de que o comunismo era mais que uma ameaça em 1964. Leia e inscreva-se aqui!

Leia e compartilhe

A Maior Força Opressora é a Estupidez Ideológica

Como se não fosse suficiente a doutrinação ideológica de cunho marxista revolucionário nas escolas e universidades, que já vem de décadas e é causa de infantilização e atrofiamento intelectual de gerações de estudantes, os ideólogos do progressismo, comunistas utópicos e outros seres descompromissados com a realidade, tentam destruir o que resta de racionalidade no ensino e na cultura. Iniciativas estúpidas ou fraudulentas como o ensino de “afro-matemática”, o “cancelamento” de grandes compositores, a deformação de clássicos literários para que se adéquem ao pensamento contemporâneo, o combate a um suposto racismo estrutural a partir de “cotas epistêmicas”, todos esses movimentos não…

Leia e compartilhe

As Tecnicalidades Jurídicas e o Caminho para o Precipício

Sempre houve no Brasil um grande desconhecimento das tecnicalidades jurídicas que levam um indivíduo a ser condenado ou absolvido pela Justiça. A única coisa que todo brasileiro entende é que aqui vige o in dubio pro corrupto. Ninguém mais se espanta com isso. O que causa apreensão agora, hoje, é que parecemos estar entrando numa era em que o acusador é considerado criminoso e propaga-se a doutrina de que o processo é a causa do dano. Não apenas foi Sergio Moro declarado suspeito como apareceu gente graúda afirmando que o que realmente prejudicou o país foi a atuação da Lava…

Leia e compartilhe

A Ciranda da Justiça Brasileira

Nesta altura dos acontecimentos, ninguém ficou surpreso com a confirmação, pelo STF, da suspeição de Sergio Moro no caso do triplex de Lula. A mesma Corte já havia declarado inválido o processo, por tecnicalidade ligada à jurisdição em que foi originalmente julgado. “Incompetência territorial” é o nome em juridiquês. E não nos esqueçamos do vai e vem da prisão em segunda instância, que ora vale, ora não vale, desde há muito tempo. Ao leigo, como eu, tudo parece uma enorme confusão, mas é possível distinguir alguma forma através da neblina. Se a condenação em segunda instância não é mais suficiente…

Leia e compartilhe

As Khrushchyovkas de Brasília e o Espectro do Comunismo

Quem visita os países do antigo bloco comunista na Europa não deixa de se impressionar com a semelhança de vários de seus bairros residenciais com as superquadras de Brasília, com a UNB, com a UFRJ. Os caixotes de concreto que dominam nossa capital não têm esse aspecto embrutecido e deprimente por acaso. Sua arquitetura — e o urbanismo das superquadras — são espelhos do que se fazia naquela época, do lado de lá da Cortina de Ferro. Na União Soviética e em seus satélites, cidades inteiras foram erguidas sob a mesma concepção opressora. Os blocos residenciais que dominam as áreas…

Leia e compartilhe

A CPI da Covid Precisa Investigar Desvios, mas sem Virar uma Caça às Bruxas

A CPI da Covid precisa ser conduzida com prudência e equilíbrio, pois há grande risco de que se torne uma caça às bruxas. É preciso, sim, investigar e punir desvios, corrupção. Mas também é preciso evitar julgamentos emocionais sobre decisões tomadas por gestores que trabalham sob enorme pressão e sem informação completa. Exceto em casos de negligência criminosa ou descumprimento de leis ou protocolos, não se pode assumir que era fácil ou mesmo possível ter decidido melhor.

Leia e compartilhe

Bolsonaro é Genocida ou Perdulário?

Jornalista da Folha denuncia o governo por pagar antecipadamente por vacinas contratadas e ainda não entregues, algumas das quais ainda sem aprovação da Anvisa. Por meses o presidente Bolsonaro tem sido acusado do oposto, muitas vezes pela própria Folha, cujos colaboradores o chamam de assassino e genocida, por não ter contratado toda e qualquer vacina planejada um ano atrás. Com críticos como esses não há como estar certo. Se ele espera a vacina ser aprovada, dizem que é um genocida assassino. Se a encomenda antecipadamente, dizem que é um perdulário irresponsável. Como é que se faz para ficar bem na…

Leia e compartilhe

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.