Apontamentos

Nesta seção apresento comentários curtos sobre o noticiário e fatos relevantes.

Uma Nota sobre a ‘Market Cap’ de Criptomoedas

Um amigo especulador de fim de semana comentou em um grupo que a capitalização total de criptomoedas (market cap, no vernáculo financeiro) alcançou o recorde global de US$ 2,65 trilhões. Segundo meu amigo, BTC só se compra. Se vender, é para recomprar depois de uma queda. Entendo que ele está convicto de que a bitcoin jamais perderá valor, exceto temporariamente, em ajustes de mercado que ele saberá aproveitar. Pode ser que o valor das criptomoedas — ou de algumas delas —, suba para sempre, e acima da inflação dos preços das coisas reais, denominados em moedas à moda antiga. Mas…

Leia e compartilhe

A Maior Força Opressora é a Estupidez Ideológica

Como se não fosse suficiente a doutrinação ideológica de cunho marxista revolucionário nas escolas e universidades, que já vem de décadas e é causa de infantilização e atrofiamento intelectual de gerações de estudantes, os ideólogos do progressismo, comunistas utópicos e outros seres descompromissados com a realidade, tentam destruir o que resta de racionalidade no ensino e na cultura. Iniciativas estúpidas ou fraudulentas como o ensino de “afro-matemática”, o “cancelamento” de grandes compositores, a deformação de clássicos literários para que se adéquem ao pensamento contemporâneo, o combate a um suposto racismo estrutural a partir de “cotas epistêmicas”, todos esses movimentos não…

Leia e compartilhe

As Khrushchyovkas de Brasília e o Espectro do Comunismo

Quem visita os países do antigo bloco comunista na Europa não deixa de se impressionar com a semelhança de vários de seus bairros residenciais com as superquadras de Brasília, com a UNB, com a UFRJ. Os caixotes de concreto que dominam nossa capital não têm esse aspecto embrutecido e deprimente por acaso. Sua arquitetura — e o urbanismo das superquadras — são espelhos do que se fazia naquela época, do lado de lá da Cortina de Ferro. Na União Soviética e em seus satélites, cidades inteiras foram erguidas sob a mesma concepção opressora. Os blocos residenciais que dominam as áreas…

Leia e compartilhe

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.