Apontamentos

Nesta seção apresento comentários curtos sobre o noticiário e fatos relevantes.

Receita de Anacronismo

Receita de anacronismo: Misture duas doses de Brizola com uma de Dilma, leve o resultado a um coach de public speaking (assim mesmo, em inglês) e você terá 90% de um Ciro Gomes. Os 10% que faltam serão completados pela fantasia de cada um de seus admiradores.

Leia e compartilhe

Uma Nota sobre a ‘Market Cap’ de Criptomoedas

Um amigo especulador de fim de semana comentou em um grupo que a capitalização total de criptomoedas (market cap, no vernáculo financeiro) alcançou o recorde global de US$ 2,65 trilhões. Segundo meu amigo, BTC só se compra. Se vender, é para recomprar depois de uma queda. Entendo que ele está convicto de que a bitcoin jamais perderá valor, exceto temporariamente, em ajustes de mercado que ele saberá aproveitar. Pode ser que o valor das criptomoedas — ou de algumas delas —, suba para sempre, e acima da inflação dos preços das coisas reais, denominados em moedas à moda antiga. Mas…

Leia e compartilhe

A CPI do Charlatanismo

A CPI da Covid (como qualquer outra) poderia ter servido para fazer uma boa faxina na roubalheira que assola o país, mas foi desde o início tratada como palco para auto-promoção de políticos e serviu principalmente para perseguir o presidente Bolsonaro. Vejam, não estou dizendo que o presidente fez ou deixou de fazer isso ou aquilo, mas que a CPI perde credibilidade ao se mostrar um instrumento direcionado a persegui-lo. A CPI apenas acessoriamente investigou e desvendou fatos ligados ao combate à pandemia, ao uso de recursos públicos, etc. Seu objetivo primário, ao menos para seus principais proponentes e defensores,…

Leia e compartilhe

E Se Bolsonaro Tiver Sido Vacinado?

Uma hipótese. Jair Bolsonaro deve estar vacinado há muito tempo, mas está investido num discurso que não pode contradizer sem custo. A revelação não seria um problema para o presidente diretamente, mas para uma larga camada de influenciadores, parte importante de sua base e militância, muitos dos quais estão pesadamente comprometidos com um discurso anti-vacina ou até conspiratório. Alguns deles eram nada antes da pandemia e multiplicaram seus seguidores espalhando teorias conspiratórias ou semeando confusão e medo. Muitos acreditam no que dizem, outros são oportunistas. Se o presidente assumisse publicamente que está vacinado, sem uma narrativa de transição, o dano…

Leia e compartilhe

O Fiasco de 12 de Setembro e o Panorama Eleitoral

Depois do fiasco das manifestações de 12 de setembro pelo impeachment do presidente Bolsonaro, algumas impressões me parecem dignas de nota. Em primeiro lugar, o óbvio: MBL e outros movimentos que não são de esquerda nem de direita (ou que ora flertam com a direita, ora com a esquerda, segundo a conveniência) mostraram ter cada vez menos relevância. Os protestos convocados por esses grupos foram um fracasso completo, o que ampliou a reverberação das manifestações bolsonaristas do 7 de Setembro. Resta ver como serão as manifestações de 2 de outubro, convocadas pelo PT e apoiadas pelo PSOL e outros agrupamentos…

Leia e compartilhe

Barrar a Candidatura de Sergio Moro é Trapaça

Eleições limpas não se resumem à segurança de cédulas ou votos eletrônicos. A lisura de uma eleição depende de muito mais que a mera contagem de votos. Uma eleição honesta pressupõe que todos os candidatos e seus apoiadores tenham liberdade de promover suas posições e debatê-las em público, independentemente de aprovação de quem quer que seja, com exceções raríssimas e indisputavelmente justificáveis. Raríssimas e indisputáveis. Nesse aspecto, já não estamos bem. Há hoje censura injustificável, embora vestida de roupagens democráticas. Acima de tudo, eleições limpas são aquelas em que as regras são claras, aceitas por todos e definidas antecipadamente. Eleição…

Leia e compartilhe

O Ministério Foi Consultado, Mas…

O jornalista passa semanas preparando uma matéria e apenas no dia em que será publicada envia uma consulta ao ministério… com prazo “até o fechamento”, algumas horas à frente. Na matéria, afirma que “o ministério foi consultado, mas não respondeu…”. Toda hora acontece isso. A verdade é que quase sempre o ministério responde, mas não “no prazo”. Nem sempre dá tempo. Depois de “fechada” a edição (online…), o jornalista “lamenta”. Várias vezes, ainda se tenta negociar com o jornalista a gentileza de uma prorrogação, mas “fechamento” é coisa séria! O pedido precisa ser distribuído para todas as unidades que possam…

Leia e compartilhe

O Plano da Esquerda para Derrotar Bolsonaro

Enquanto estamos distraídos com a terceira via do Huck ou o auto-convite do Amoedo, a esquerda reposiciona mais ao centro dois líderes de partidos radicais, fazendo o centro gravitar para a esquerda e formando uma verdadeira frente ampla contra conservadores (Bolsonaro ou qualquer outro). Flávio Dino e Marcelo Freixo não deixam de ser comunista ou psolista (o que é a mesma coisa), mas apenas trazem o PSB para uma aliança carnal, provavelmente com pouco custo eleitoral para seus partidos de origem. Não houve mera troca de legenda, mas conquista de território. Não é preciso destacar que por trás de tudo…

Leia e compartilhe

Dilma Estava Certa: É Possível Estocar Vento!

Quando você pensa que já viu de tudo no mundo, dá de cara uma notícia como esta: “Artista italiano vende ‘escultura’ invisível por cerca de R$ 93 mil”. Segundo o artista, a tal escultura invisível “vai concentrar uma certa quantidade e densidade de pensamentos num ponto preciso”, desde que o comprador observe as instruções de uso da peça, que “deve estar localizada em um espaço livre de obstruções, cerca de 150 cm x 150 cm”. A obra vem com certificado de garantia, impresso em papel de verdade e assinado pelo autor. O italiano, que atende pelo nome de Salvatore Garau,…

Leia e compartilhe

Butantan diz que não vai, mas entrega; Fiocruz diz que vai, mas não.

O Instituto Butantan quase todo dia ameaça não entregar esse ou aquele lote de vacinas contra a covid, mas entrega. Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sempre diz que vai entregar essa ou aquela quantidade, mas não entrega. Notícias sobre o Butantan têm aparecido na grande mídia com muito maior frequência do que aquelas sobre a Fiocruz. Será que há mais repórteres em São Paulo que no Rio de Janeiro? Será política? O que será?

Leia e compartilhe

Publicada a Quarta Edição da Newsletter Fuga para a Realidade

Chegou à quarta edição a newsletter Fuga para a Realidade, em que publico artigos selecionados e análise de fatos relevantes. Nesta edição, mostro como se cria fake news a partir de dados verdadeiros, interpretação distorcida e inferências falsas; comento a recente decisão do STF de declarar Sergio Moro suspeito no caso do triplex do Lula; argumento que Brasília é prova de que o comunismo era mais que uma ameaça em 1964. Leia e inscreva-se aqui!

Leia e compartilhe

A Maior Força Opressora é a Estupidez Ideológica

Como se não fosse suficiente a doutrinação ideológica de cunho marxista revolucionário nas escolas e universidades, que já vem de décadas e é causa de infantilização e atrofiamento intelectual de gerações de estudantes, os ideólogos do progressismo, comunistas utópicos e outros seres descompromissados com a realidade, tentam destruir o que resta de racionalidade no ensino e na cultura. Iniciativas estúpidas ou fraudulentas como o ensino de “afro-matemática”, o “cancelamento” de grandes compositores, a deformação de clássicos literários para que se adéquem ao pensamento contemporâneo, o combate a um suposto racismo estrutural a partir de “cotas epistêmicas”, todos esses movimentos não…

Leia e compartilhe

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.