Eleições 2026: Briefing Diário, 29/05/2026

Este é um serviço gratuito de acompanhamento das Eleições Brasileiras de 2026, produzido a partir de monitoramento da imprensa. Cobertura: notícias publicadas em 28/05/2026.

Eleição Presidencial

Estados Unidos classificam PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas. O Departamento de Estado norte-americano anunciou na quinta-feira (28) que o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho passam a ser designados como “Terroristas Globais Especialmente Designados”, com a designação como “Organizações Terroristas Estrangeiras” prevista para 5 de junho. O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que o alcance das duas facções se estende ao território dos EUA. A decisão foi anunciada um dia após o encontro do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com Rubio em Washington, onde o pré-candidato à Presidência havia formalizado o pedido de classificação. (Fontes: Estadão, Veja, CartaCapital, 28/05)

Direita atribui a Flávio Bolsonaro a classificação de PCC e CV como terroristas. Congressistas aliados e familiares do ex-presidente Jair Bolsonaro comemoraram o anúncio dos EUA e atribuíram o resultado à atuação do senador. Flávio publicou “grande dia” nas redes sociais em resposta ao comunicado de Rubio. O deputado Nikolas Ferreira (PL) chamou a decisão de “golaço” de Flávio. O senador Sérgio Moro (PL-PR) afirmou que a viagem de Flávio aos EUA “rendeu” mais que a do presidente Lula. Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, agradeceu a Trump, Rubio e ao vice-presidente J.D. Vance. (Fontes: Poder360, Gazeta do Povo, CNN Brasil, 28/05)

Flávio Bolsonaro diz arriscar a própria vida após notícia de suposto plano de atentado. A Polícia do Senado Federal registrou boletim de ocorrência a partir de relato do funkeiro MC Misa, que afirmou em um canal no TikTok ter conhecimento de um suposto plano contra a vida do senador, articulado pela advogada Deolane Bezerra, presa por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC. A Polícia Civil foi acionada para verificar as informações. Flávio declarou que está “colocando a própria vida em risco para libertar milhões de brasileiros que vivem em áreas dominadas por narcoterroristas”. (Fontes: Gazeta do Povo, Veja, 28/05)

Governo Lula

Celso Amorim reage à classificação de facções como terroristas: “intervenção é inaceitável”. O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais afirmou que “equiparar o crime organizado ao terrorismo não é útil” e que a segurança é tema “nacional”, sendo a cooperação internacional bem-vinda, mas a intervenção inaceitável. Em nota posterior, Amorim classificou a decisão norte-americana como “pretexto para intervenção inaceitável”. (Fontes: CNN Brasil, G1, Estadão, 28/05)

Câmara aprova PEC do fim da escala 6×1 por ampla maioria; texto vai ao Senado. A PEC que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais foi aprovada na noite de quarta-feira (27) com 472 votos a favor e 22 contra no primeiro turno, e 461 a 19 no segundo turno. Lula telefonou a Hugo Motta (Republicanos-PB) para agradecer. A transição prevista é de 14 meses. (Fontes: G1, SBT News, 28/05)

Presidente da CCJ do Senado diz que priorizará texto da Câmara sobre fim da 6×1. Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que dará prioridade à PEC aprovada pela Câmara na CCJ. Rogério Marinho (PL-RN) protocolou PEC alternativa com regime flexível por horas trabalhadas. Alcolumbre encaminhou a PEC de Marinho à CCJ, mas ainda não despachou o texto da Câmara. (Fontes: CNN Brasil, SBT News, 28/05)

Lula sanciona criação da primeira universidade federal indígena. O presidente assinou a lei que cria a Universidade Federal Indígena (Unind), com sede em Brasília e capacidade para 2.800 estudantes em 10 cursos de graduação. Reitoria e vice-reitoria serão ocupadas obrigatoriamente por docentes indígenas. (Fonte: SBT News, 28/05)

Pesquisas eleitorais

Pesquisa Meio/Ideia para presidente — divulgada em 28/05. No cenário estimulado principal, Lula (PT) registra 38,5%, seguido por Flávio Bolsonaro (PL) com 31,5%, Caiado (PSD) com 5,5%, Zema (Novo) com 2,4% e Renan Santos (Missão) com 2,1%. Com Haddad substituindo Lula, há empate técnico: 36,5% a 32,7%. No segundo turno mais apertado, Lula (46,5%) contra Flávio (41,4%). Sem Lula, Haddad (42%) e Flávio (41,5%) empatam. Aprovação do governo: 46,6%; desaprovação: 51,4%. “Péssimo” caiu de 32,3% para 25,4%. Instituto: Ideia, contratado pelo Canal Meio S.A. Campo: 23 a 27/05/2026. Amostra: 1.500 por telefone. Margem: ±2,5pp (95%). TSE: BR-02918/2026. (Fontes: Gazeta do Povo, CartaCapital, Estadão, 28/05)

Judiciário — STF e TSE

Gilmar Mendes pede vista e suspende julgamento sobre alterações na Lei da Ficha Limpa. O placar estava em 2 a 0 contra as alterações: Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram para derrubar trechos que flexibilizaram prazos de inelegibilidade. Se prevalecer, políticos como Eduardo Cunha, Garotinho e Arruda poderão ter candidaturas barradas em 2026. Gilmar tem até 90 dias para devolver o processo. (Fontes: Poder360, Estadão, 28/05)

TSE marca para 2 de junho julgamento de recurso de Cláudio Castro contra inelegibilidade. O tribunal apreciará o recurso do ex-governador do RJ contra a condenação que o tornou inelegível até 2030. O STF aguarda o desfecho para decidir se as eleições para o mandato-tampão serão diretas ou indiretas. (Fonte: CartaCapital, 28/05)

Eleições estaduais

Rio de Janeiro — Senado

Cláudio Castro desiste de pré-candidatura ao Senado; PL reorganiza palanque no Rio. Castro anunciou que não disputará mais o Senado e se dedicará à defesa jurídica. Com sua saída, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) é o favorito para compor a chapa com Flávio Bolsonaro. Carlos Jordy e Carlos Portinho também são cogitados. (Fontes: Poder360, O Globo, 28/05)

Pernambuco — Governo

Datafolha aponta virada de Raquel Lyra sobre João Campos em Pernambuco. No 2º turno, Lyra (PSD) registra 51% contra 44% de Campos (PSB); na pesquisa anterior, Campos liderava com 52% a 42%. No 1º turno, empate técnico: Lyra 48%, Campos 43%. Datafolha/TV Tribuna. Campo: 25-27/05. Amostra: 1.022. Margem: ±3pp (95%). TSE: PE-07888/2026. (Fontes: Veja, G1, 28/05)

Pernambuco — Senado

Datafolha aponta Marília Arraes e Humberto Costa como favoritos ao Senado em PE. Marília Arraes (PDT) lidera com 39%, seguida por Humberto Costa (PT) com 32%, Eduardo da Fonte (PP) com 22%, Anderson Ferreira (PL) com 16%. Mesma pesquisa do levantamento para governo. (Fontes: CartaCapital, G1, 28/05)

Roraima — Governo

Flávio Dino determina que TRE-RR reveja prazo de desincompatibilização da eleição suplementar. O ministro do STF decidiu que o TRE-RR não pode manter prazo de 24 horas e autorizou escolha entre 6, 4 ou 3 meses. A decisão pode afetar a candidatura de Arthur Henrique (PL), ex-prefeito de Boa Vista. (Fonte: Poder360, 28/05)


Briefing compilado em 29/05/2026.

Conteúdo gerado automaticamente. Pode conter erros.


Discover more from Cesar Nascimento

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comments

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Cesar Nascimento

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre Cesar Nascimento

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading