Artigos e Ideias Crônicas

A Estratégia do (Des)Incentivo Financeiro à Vacinação. O Caso da Armênia.

Photo by Gustavo Fring on Pexels.com

Cheguei à Armênia há pouco mais de dois meses para assumir minha nova função na Embaixada do Brasil em Ierevan e encontrei a seguinte situação: todos os brasileiros no posto estavam vacinados contra covid-19, mas nenhum funcionário armênio estava vacinado. Aqui há ampla rejeição à vacinação, por diversas razões. A situação é semelhante em todos os países pós-soviéticos de que tenho notícia. Não se trata apenas de crença em teorias de conspiração — embora elas tenham um papel —, mas principalmente de uma certa visão de mundo estoica, resignada, fatalista e desesperançosa que marca as culturas submetidas ao longo experimento do comunismo soviético.

Fatalistas, sim, mas pragmáticos. Recentemente foi aprovada uma lei que determina que trabalhadores não vacinados precisam apresentar testes de covid (PCR) a cada duas semanas para comparecer ao trabalho. Os testes custam cerca de US$ 30 cada, o que corresponde a quase 10% do salário médio no país. Se antes era possível se vacinar com facilidade, hoje há fila de espera. Todos os funcionários locais da embaixada tomaram a primeira dose ou estão na fila.

A vacinação continua não sendo obrigatória, mas a penalidade é tão grande que equivale a uma imposição, ao menos para a maioria da população. Preservou-se a ficção de liberdade de escolha, mas se deu encaminhamento à solução de uma crise sanitária. Foi boa solução? Foi justa? Foi necessária? 

É muito difícil, em face de um problema grave como esse, atender a todos os princípios e valores que competem entre si. Cada sociedade buscou um caminho. Nem todos os caminhos terão sido o melhor; nem todos foram completamente ruins. Estaremos m melhor posição para julgar cada alternativa mais à frente, quando tudo isso tiver ficado para trás. Ou talvez nem então.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: