Neste vídeo, explico algumas diferenças fundamentais entre capitalismo e comunismo. O capitalismo é um modo de produção, enquanto o comunismo é uma ideologia abrangente que engloba não apenas aspectos econômicos, mas também políticos e culturais.
O comunismo propõe não só uma mudança no sistema econômico (através da economia planificada e abolição da propriedade privada), mas também transformações na organização política (rejeitando a democracia liberal) e na própria formação cultural e espiritual da sociedade (buscando criar um “homem novo”).
É preciso compreender essas distinções para entender por que a China conseguiu prosperar enquanto a URSS fracassou. Os chineses adotaram um sistema híbrido: mantiveram o arcabouço político comunista, mas implementaram uma economia com elementos capitalistas, sem o que não teriam conseguido gerar tanta prosperidade em tão pouco tempo.
*Em alguns trechos falo em Revolução Soviética; refiro-me, naturalmente, à Revolução Russa (a de Outubro!). Como digo no vídeo, a gente acaba simplificando e reduzindo as coisas…
Deixe um comentário