Apontamentos

A disputa de Moro é com Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Sergio Moro. Fotos: Agência Brasil.

Sergio Moro como alternativa ao PT em 2022 é ainda mais forte do que foi Jair Bolsonaro em 2018. Bolsonaro emergiu quando o PT o tratava como pária (e com isso atraiu inicialmente antipetistas), enquanto Moro surgiu desmoralizando Lula e sua turma. Um apanhava, outro batia.

Bolsonaro canalizou o antipetismo incialmente de forma passiva, por ter o próprio PT o tratado insistentemente como alvo e por ter passado ileso por petrolões e mensalões. As investigações sobre rachadinhas só o alcançaram depois da eleição e seguem inconclusivas. Seu próprio antipetismo não o havia destacado do “baixo clero” antes de o antipetismo explodir como fenômeno nacional, graças, em grande medida, a Sergio Moro.

O antipetismo continua forte, mas agora compensado por antibolsonarismo, o que enfraquece Bolsonaro como alternativa a Lula. Moro representa a essência do antipetismo e o que existe de rejeição a Moro se concentra em dois grupos: os petistas fiéis e os bolsonaristas que o consideram traidor.

Moro não terá os votos de petistas fiéis, mas ninguém os teria. Já os bolsonaristas são antes de tudo antipetistas e (à parte os bolsominions) podem migrar facilmente para Moro. O possível pecado de Moro contra Bolsonaro é menor do que a avaliação que a maior parte dos bolsonaristas têm dos pecados do PT contra o país.

E o que destaca Moro de todos os candidatos de “terceira via” é a persistência do desejo de mudança, o mesmo que alavancou Bolsonaro. Moro traz de novo a esperança de renovação na política, de combate à corrupção, de redução da violência.

Enfim, Moro disputa com Bolsonaro o espaço político que abarca tanto o antipetismo como o anti-establishment. Moro concorre com Bolsonaro, não com Lula. Não há outro concorrente para o mesmo espaço.

*Artigo publicado originalmente em minha newsletter. Leia e assine aqui.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: