Artigos e Ideias

A matemática das redes bolsonaristas

Segundo cálculo do site Metrópoles, o presidente Jair Bolsonaro “é seguido por 41,9 milhões de perfis em suas redes [sociais]. Lula, Moro, Ciro, Doria e Leite têm, juntos, 26,1 milhões de seguidores”.

O presidente Jair Bolsonaro

Isso significa que o presidente tem quase 42 milhões de pontos de contato direto com potenciais eleitores, sem intermediação da imprensa, o que lhe permite não apenas transmitir suas mensagens sem o filtro (e a censura e a crítica) de terceiros, como também rebater críticas e ataques sofridos em outros meios de comunicação. Seus adversários, por sua vez, ainda dependem intensamente de meios tradicionais de comunicação para alcançar eleitores, em um cenário em que os canais tradicionais perdem relevância e credibilidade para diversos segmentos da sociedade.

Essa disparidade é impressionante e tem consequências importantes, além da mera diferença de alcance, especialmente se forem consideradas as enormes redes sociais controladas por apoiadores do presidente, que somam outros tantos milhões de seguidores.

Em primeiro lugar, o próprio tamanho das redes de Jair Bolsonaro e de seus apoiadores as tornam alvos preferenciais de seus adversários. Afinal, o alcance dessas redes confere ao presidente uma vantagem comparativa significativa sobre a comunicação de seus competidores. Não é por outra razão que todos os adversários do presidente buscam suprimir as redes bolsonaristas, muitas vezes com sucesso.

À imprensa tradicional também interessa a supressão de blogueiros e youtubers, em geral, e bolsonaristas, em particular, e não apenas por razões políticas. Interessa-lhes carimbar nos influenciadores independentes a pecha de não confiáveis, para direcionar o público aos veículos tradicionais, ao “jornalismo profissional” e “com credibilidade”.

Outro fator de extrema relevância e que jamais é mencionado pela grande imprensa (ou pela Justiça e pelos próprios bolsonaristas, que parecem não ter atentado a isso) é que o próprio fato de que Bolsonaro tem cerca de quatro vezes mais seguidores do que Lula e mais de dez vezes o número de seguidores de Ciro Gomes — sem contar os influenciadores bolsonaristas — significa que qualquer conteúdo, bom ou ruim, certo ou errado, fake news ou honest news, tenderá a ser dez vezes mais repercutido nas redes bolsonaristas do que nas ciristas, por exemplo. Esse comentário não equivale a endossar a distribuição deliberada de desinformação por quem quer que seja, mas significa que o alcance de qualquer tipo de conteúdo deve ser medido em relação ao tamanho das redes sociais em questão.

*Este artigo foi publicado originalmente em minha newsletter.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: