Noticiário Comentado

Banir Bolsonaro das Redes é Minar as Eleições

O Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Carolina Antunes/PR

Depois que o presidente Jair Bolsonaro disse em uma de suas lives que pessoas vacinadas contra covid-19 estão desenvolvendo AIDS, começaram a circular (novamente) propostas para seu banimento de redes sociais. A ideia não é nova. Na verdade, é desejo antigo de seus adversários, especialmente porque a ascensão de Bolsonaro em 2018 se deu em grande media por seu domínio das redes sociais. Só essa motivação espúria já deveria ser suficiente para refletir sobre a honestidade dessas propostas.

Mas há argumentos ainda mais fortes contra o banimento do presidente. Um deles, o de que a liberdade de expressão deve ser preservada até seu máximo limite, já foi amplamente defendido por outros comentaristas e não precisa ser repetido aqui. Apenas destaco que a proibição de acesso a plataformas de comunicação equivale a censura prévia de todos os enunciados futuros do indivíduo cerceado. E que há remédios legais para punir quem calunia, difama etc., bem como aquele que atenta contra a saúde pública.

Outro argumento contra a exclusão de Bolsonaro das redes sociais é que isso não prejudicaria apenas a ele, mas também causaria dano ao processo eleitoral. Banir das redes sociais um dos principais candidatos na eleição presidencial que se aproxima, especialmente tendo em conta o impacto que essas redes exercem na formação da opinião pública, equivale a privar o eleitorado de informações relevantes sobre o candidato (informações que incluem seu próprio comportamento em seu contato direto com o público), e desequilibrar artificialmente a disputa em favor de seus adversários ou, no cenário atual, em favor de um candidato específico.

Banir Jair Bolsonaro das redes sociais significa, em suma, interferir nas eleições de 2022, que estariam sujeitas a críticas sobre sua lisura, além de ser fator capaz de causar enorme instabilidade política. Não deixemos que nos vendam oportunismo disfarçado de justiça.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: