Noticiário Comentado

Bolsonaro vs Lula: Um Confronto de Populismos

Os presidentes Lula e Jair Bolsonato
Os presidentes Lula e Jair Bolsonato.

O presidente Jair Bolsonaro está anunciado sem pudor seu novo desprezo pelo teto de gastos. Diz que precisa ajudar os pobres. É verdade, precisa. Mas se o fizer depredando a economia não os ajudará no longo prazo. Será ilusão passageira. O ministro da Economia, Paulo Guedes, vê isso e tenta “encaixar”. Eu vejo isso e fico preocupado.

O Lula também vê isso e vê nisso uma oportunidade. Diz que acha pouco, que o teto tem de ir para o espaço e que vai fazer mais, muito mais para destruí-lo. Não vai ter meta e quando alcançar a não-meta vai dobrá-la. Eu vejo isso e me preocupo ainda mais. Bolsonaro vê isso e também se preocupa, mas não com o teto; preocupa-se com a concorrência. E cogita dobrar a meta dobrada do Lula.

Estamos vivendo hoje uma guerra de populismos. A reabilitação do ex-presidente Lula trouxe a primeira ameaça convincente (sem tapetão) à reeleição de Bolsonaro. O presidente, que conseguiu sobreviver a uma longa série de ataques, sabotagens e ameaças vindos de todos os lados, teme ter nadado tanto para morrer na praia. Para atravessar a areia quente, tenta superar com seu populismo o populismo do petista.

Esse quadro é a consequência mais recente da pressão a que Bolsonaro se vê submetido desde que assumiu a Presidência, ou ainda mais cedo. Muitos dos exageros, bravatas, e decisões notadamente ruins do presidente foram, me parece, agravados por sua maneira de reagir a pressões e ameaças que enfrentou. Outros reagiriam de outra forma; cada um tem sua personalidade. Jair Bolsonaro reage como vimos. Em grande medida, seus adversários entendem isso e o provocam deliberadamente em busca das reações que deploram, com esperança de destruí-lo.

*Texto publicado originalmente em minha newsletter.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: