Noticiário Comentado

Estudos Apontam Risco de Infertilidade Pós-Covid

Ilustracão simbólica de espermatozóides tentando alcançar um óvulo.
Ilustracão simbólica de espermatozóides tentando alcançar um óvulo.

Folha e Estadão divulgaram recentemente resultados de estudos realizados pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), que sugerem que a covid pode gerar problemas de fertilidade em homens. A principal razão seriam inflamações nos testículos causadas pela doença, que causariam lesões significativas.

Segundo o infectologista Amaro Nunes Duarte Neto, que coordenou de um dos estudos, “O que nos chamou a atenção de imediato nesses pacientes que morreram em decorrência da Covid-19 foi a diminuição drástica da espermatogênese. Mesmo os mais jovens, em idade fértil, praticamente não tinham espermatozoides”. Outro pesquisador, o andrologista Jorge Hallak, apontou que “Temos visto, cada vez mais, alterações prolongadas na qualidade do sêmen e dos hormônios de pacientes que tiveram Covid-19, mesmo naqueles que apresentaram quadro leve ou assintomático”.

Mais importante, não se sabe ainda quais seriam as consequências de longo prazo desse fenômeno. Segundo Hallak, “Ainda não sabemos se essas lesões testiculares poderão ser revertidas e quanto tempo levará para isso acontecer”. O ponto central foi bem resumido pelo Estadão: “Não se sabe quais serão os impactos na puberdade em relação à capacidade fértil, se a produção de hormônios será afetada de forma transitória, prolongada ou definitiva e qual o grau de lesão residual irreversível”.

Penso que esse problema deveria ser investigado em profundidade e com a máxima urgência. A redução permanente ou de longo prazo da fertilidade humana e possíveis implicações da doença para qualidade dos espermatozoides — especialmente se isso tiver consequências para a qualidade dos fetos — seriam problemas talvez mais graves do que as mortes causadas pela doença e seus impactos sociais e econômicos podem ser devastadores.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s