Noticiário Comentado

Atleta Trans Vence em Estreia no MMA Feminino

O noticiário do dia relata a vitória da atleta trans Alana McLaughlin contra Celine Provost em uma luta de MMA. Foi a estreia de McLaughlin. A ESPN informa que a atleta “passou em todos os exames médicos, incluindo um teste de hormônios”.

A participação de atletas trans em esportes femininos vem se tornando regra já há algum tempo e vemos atletas trans competindo em cada vez mais categorias. Isso é tão desigual e injusto com as competidoras que não me permite compreender como é aceito sem grande objeção. Até as feministas se calam, em sua maioria.

Atleta trans Alana McLaughlin vence Celine Provost em sua estreia na MMA
Atleta trans Alana McLaughlin vence Celine Provost em sua estreia na MMA. Foto: Combat Global.

Naturalmente, em todos os esportes que demandam força ou capacidade física os homens levam vantagem sobre as mulheres. É uma realidade incontornável. Assim, a rejeição a essa prática não competitiva não se relaciona com transfobia ou outro tipo de preconceito. Ocorre apenas que aceitar atletas trans em competições femininas equivale a incluir uma desigualdade significativa em desfavor de suas competidoras. No longo prazo, mesmo representando uma pequena parcela da população em geral, as atletas trans tendem a dominar todos os esportes femininos. Fecham-se as portas para as mulheres. Isso é justo?

Talvez uma solução seria criar uma categoria apenas para atletas trans, ou talvez duas, para também permitir igualdade de competição para atletas trans biologicamente mulheres, que enfrentam a assimetria inversa em esportes masculinos.

Isso não importa em esportes com pouca ou nenhuma atividade física, como xadrez, sinuca, ou pingue-pongue, mas em esportes em que tamanho e massa muscular são determinantes a introdução de atletas trans contribui para destruir a competitividade do esporte.

Inscreva-se em minha newsletter:

Receba artigos selecionados sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: